¨Se eu pudesse deixar algum presente a você...
Deixaria para você,
se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável...
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.¨

Gandhi

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

ÔMMMMMMMMMMMMMM

ÔMMMMMMMMMMMMMM
Yoga é uma prática milenar, um caminho em direção a essência do ser, que nos ensina a reconhecer a experiência de existir plenamente, com boa saúde física, mental e espiritual, sempre em sintonia com a dança da vida.
São Paulo, S.P., Brazil
Marcynha talvez retrate melhor o meu metro e meio de altura. Fui Marcynha desde sempre, nas escolas onde estudei, na faculdade de enfermagem que não concluí, na faculdade de psicologia onde me formei (FMU - 1994), na especialização em Terapia Cognitiva Construtivista da UNIP em 95... Inquieta, sempre buscando novidades, querendo um algo mais... Em 1996 atrás de um novo caminho na psicologia encontrei o caminho do Yoga, um caminho muito além da psicologia, muito além da profissão, um caminho para experimentar a vida! Foi no Yoga que me re descobri, psicóloga por herança familiar e professora de Yoga (desde 1998) por uma escolha que veio do coração. Yam...Yam...Yam... Posso até dizer que meu sobrenome foi uma pista, em sua sonoridade, para que eu ouvisse meu coração. No Yoga encontrei o caminho que me inspira viver e compreender a experiência dessa existência humana.

Arquivos do blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Hatha Yoga

Yoga é uma filosofia e prática de vida milenar, de origem indiana, e como tal, simbologias, sons, gestos e posturas têm seu significado na busca da união com a realidade oculta dentro de nós e no universo divino que nos rodeia.
O Hatha-Yoga talvez seja o sistema mais conhecido e praticado no Ocidente e envolve a prática de posturas físicas, conhecidas como ásanas e técnicas respiratórias especiais, chamadas de pranayamas.
Hatha Yoga significa yoga do sol e da lua; ha significando o Sol e tha, a Lua, como forma de simbolizar os 2 pólos positivo e negativo, opostos e complementares, constituintes de tudo que existe no Universo. A corrente energética ha é estimulante, ligada ao sistema nervoso simpático e tha, sedante, ligada ao sistema nervoso parassimpático; através da prática estas e correntes fluem de forma harmônica, garantindo o equilíbrio e a saúde.
A prática regular purifica o corpo e o afeta energeticamente equilibrando o sistema nervoso e endócrino, vitalizando os órgãos, combate à impotência sexual, combate à prisão de ventre e flatulência, promove aumento da irrigação sanguínea, mantém e aumenta a flexibilidade e elasticidades dos tecidos, mantém e melhora a contratilidade muscular, promove alongamento, e reduz as tensões e contraturas musculares. Mentalmente, promove concentração, equilíbrio, tranqüilidade e autoconhecimento, beneficiando corpo, mente e espírito.
Como qualquer prática, pode ser fácil para uns ou intenso para outros, produz efeitos sensíveis, que se traduzem por uma mudança de atitude e uma disposição mais ampla e mais equilibrada para todas as coisas, independente de idade ou preparo físico.