¨Se eu pudesse deixar algum presente a você...
Deixaria para você,
se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável...
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.¨

Gandhi

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

ÔMMMMMMMMMMMMMM

ÔMMMMMMMMMMMMMM
Yoga é uma prática milenar, um caminho em direção a essência do ser, que nos ensina a reconhecer a experiência de existir plenamente, com boa saúde física, mental e espiritual, sempre em sintonia com a dança da vida.
São Paulo, S.P., Brazil
Marcynha talvez retrate melhor o meu metro e meio de altura. Fui Marcynha desde sempre, nas escolas onde estudei, na faculdade de enfermagem que não concluí, na faculdade de psicologia onde me formei (FMU - 1994), na especialização em Terapia Cognitiva Construtivista da UNIP em 95... Inquieta, sempre buscando novidades, querendo um algo mais... Em 1996 atrás de um novo caminho na psicologia encontrei o caminho do Yoga, um caminho muito além da psicologia, muito além da profissão, um caminho para experimentar a vida! Foi no Yoga que me re descobri, psicóloga por herança familiar e professora de Yoga (desde 1998) por uma escolha que veio do coração. Yam...Yam...Yam... Posso até dizer que meu sobrenome foi uma pista, em sua sonoridade, para que eu ouvisse meu coração. No Yoga encontrei o caminho que me inspira viver e compreender a experiência dessa existência humana.

Arquivos do blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

SOBRE FRUTAS... (Marisi Espindola)

Pêra
A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada, também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.
Banana
Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica
Abacate
Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.
Melão
Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.
Melancia
Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil: vitaminas A, C, B1 (tiamina) , B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.
Abacaxi
Fruta típica de países tropicais, é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes.

Propriedades Medicinais de Algumas Frutas

Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza. Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais.
O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada espécie. Assim, apresentamos a seguir um resumo das constatações experimentais
ABACATE: É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.
ABACAXI: Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
ABIU: Combate as afecções das vias respiratórias.
AMEIXA: É purgativa, depurativa.
AMÊNDOA: É eficaz contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.
ARAÇÁ: É calmante.
AZEITONA: A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.
BANANA: Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.
CAMBUÇÁ: É bom para o estômago.
CAQUI: É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
CASTANHA: É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
CEREJA: É alcalinizante, remineralizante, combate a disenteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
CÔCO: É calmante, combate a febre, combate os vermes, útil nas inflamações intestinais.
FIGO: Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas.
FRUTA-DO-CONDE: É estimulante do apetite.
JENIPAPO: É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
GOIABA: Combate a diarréia e os tumores.
GRUMIXAMA: É estimulante do apetite, reanimadora.
JABUTICABA: É estimulante do apetite, reanimadora.
LARANJA: Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.
LIMA: É acalinizante e combate a falta da vitamina C.
LIMÃO: O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).
MAÇÃ: Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.
MAMÃO: É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas, refrescante.
MANGA: É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.
MANGABA: É digestiva.
MARACUJÁ: É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.
MARMELO: É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.
MELANCIA: É calmante, diurética, refrigerante.
MELÃO: É calmante e diurético.
MORANGO: É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.
NOZ: É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.
PÊRA: É diurética e abaixa a pressão.
PÊSSEGO: É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos. PITANGA: É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.
ROMÃ: As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).
SAPOTI: É refrigerante.
TAMARINDO: É laxante e até purgativo.
UVA: É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa,diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

COMO SELECIONAR E COMPRAR FRUTAS
Compre frutas de boa qualidade. São mais saborosas e fornecem ao nosso organismo o máximo de seu valor nutritivo.
Escolha frutas frescas, firmes, reagindo a uma leve pressão dos dedos, de boa aparência, perfeitas, sem sinais de danificação por insetos, na cor correspondente ao seu grau de maturidade e completamente maduras, se forem para consumo imediato.
O abacaxi deve estar com as folhas da "coroa" firmes. Dando-lhe uma pancadinha com os dedos polegar e indicador, o som deve ser semelhante a um "piparote" dado na parte interior do pulso.
Compre o mamão "de vez", quando não for para consumo imediato. O mamão maduro tem tonalidade amarelo-dourada.
A banana madura não deve ter manchas verdes na ponta.

COMO CONSERVAR AS FRUTAS EM CASA
Frutas "de vez" devem ser conservadas em temperaturas ambiente, até o seu completo amadurecimento, quando devem ser consumidas ou levadas para a geladeira. As frutas se conservam por poucos dias na geladeira. Depois murcham, perdendo o sabor e o valor nutritivo. O mamão "de vez" deve ser envolvido em papel ou guardado em lugar escuro e fresco. O mamão não deve ser riscado, porque o líquido que sai contribui para perda de sabor e valor nutritivo. O abacaxi deve ser colhido após o seu completo amadurecimento. Quando colhido antes, ele murcha, perde o sabor e o valor nutritivo. A pêra deve ser colhida "de vez", após alcançar o máximo de seu tamanho.

Molho para salada

1 xícara de aceto balsamico
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de cebola picada
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de shoyo

Modo d fazer :
doure a cebola no azeite ,
junte o açúcar e mexa bem.
coloque o aceto e o shoyo
deixe ferver até reduzir um pouco e ficar meio "fedidinho" o ambiente .

quando esfriar ele ficará meio grossinho...

“ESTRAGA O BOFE COM COGUMELOS”

INGREDIENTES:
1 pacote de shitaque cortado em tiras
1 pacote se shimeji (separar cogumelo por cogumelo deixando os soltos)
1 pacote de champignon fresco cortado em rodelas
1 pacote de cogumelo salmon cortado em tiras
2 pacotes de fungi seco
2 cebolas grandes raladas
2 potes de requeijão
200g de parmesão ralado
300g de creme de leite
2 tabletes de caldo de legumes
noz moscada
pimenta do reino
páprica picante
salsinha e cebolinha

PREPARO:
Lave bem os cogumelos. Hidrate o fungi na véspera, lavando-o por 3 ou 4 vezes, até que adquira uma coloração de chá forte; escorra bem a água.
Em panela funda refogue a celola e a cebolinha com manteiga, ou azeite de oliva (sou + a segunda opção), salpicando a pimenta do reino e a páprica picante, para dar um colorido a mais na cebola que deve dourar. Vá adicionando os cogumelos e os tabletes de caldo de legumes; isso toma tempo, eles devem cozinhar na água que irão soltar, siga mexendo sempre! Quando já estiverem amolecidos, coloque uma boa pitada de noz moscada, misture então o requeijão, o creme de leite e o parmesão. Sal se julgar necessário e por fim a salsinha.

Receita do gengibre do restaurante japonês - Patrícia Bastos

- descascar o gengibre e cortar em fatias finas
- colocar as fatias num pote e lavar bem com água corrente
- depois de lavado, encher o pote com água filtrada até que todo o gengibre fique submerso. Acrescentar sal a água, até que ela fique levemente salgada
- fechar o pote e deixar o gengibre nesta água salgada da noite pro dia
- no dia seguinte jogue fora a água salgada e lave novamente o gengibre com água corrente.
- agora você deve deixar o gengibre numa nova mistura: vinagre de arroz com Açucar. Proporção: 3/4 de Açucar pra 4/4 de vinagre.
- deixe o gengibre submerso nesta mistura por algumas horas, em seguida leve esta mistura com gengibre ao fogo, cozinhar em fogo baixo até que o gengibre fique macio.

Pronto depois é só comer!

PARE E PENSE SOBRE NUTRIÇÃO VEGAN - Traduzido por Helder L. S. da Rocha

Extraído do prefácio do livro "The Compassionate Cook or 'Please Don't Eat the Animals!' - A Vegetarian Cookbook" by People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e Ingrid Newkirk.

Alimentos vegetarianos não são bons somente para todos os animais que você não come. Eles também são ótimos para a sua cintura, suas artérias coronárias, e sua longevidade.
Grãos, vegetais, frutas, e feijões possuem índices baixíssimos de gordura e têm altos níveis de carboidratos complexos, que aceleram seu metabolismo e melhoram sua capacidade de queimar calorias. O resultado é o controle de peso de uma forma mais fácil que qualquer dieta e, melhor de tudo, permanente. Vegetarianos também tendem a ter corações mais sadios. Por serem os produtos animais a única fonte de colesterol e a principal fonte de gordura saturada na alimentação, alimentos vegetarianos são ótimos para se manter um coração saudável. Aliado a outros hábitos de um estilo de vida saudável (não fumar, fazer exercícios diários, reduzir o stress), alimentos vegetarianos podem mesmo fazer com que doenças cardíacas existentes desapareçam - algo que não é possível com dietas de carne magra, frango, e peixe que foram recomendadas no passado.
Dietas baseadas em plantas ajudam a prevenir o câncer. Câncer de mama, por exemplo, ocorre menos quando pessoas comem alimentos que têm menor índice de gordura, mais fibras e certas vitaminas. Câncer de cólon, próstata e de outros órgãos são também fortemente ligados a alimentos, e a dieta vegetariana é claramente a melhor também nesses casos. Uma dieta vegetariana é também ótima para crianças. Enquanto seus amiguinhos carnívoros desenvolvem os riscos de futuras doenças cardíacas e começam a construir seu risco de câncer, crianças vegetarianas estão mais seguras nas duas situações.
É claro, a palavra 'vegetariana' significa coisas diferentes para pessoas diferentes. A melhor dieta é uma que não inclua nenhum produto de origem animal. Essa dieta é chamada de dieta vegetariana pura ou dieta vegan. Veganos têm os mais baixos níveis de colesterol e a melhor saúde entre todos os outros grupos. Ovo-lacto vegetarianos consomem ovos e leite, e obtém alguns benefícios de uma dieta vegetariana, mas não tanto quanto os veganos.
Três questões freqüentemente surgem quando as pessoas discutem dietas vegetarianas: proteína, cálcio e vitamina B12. Felizmente, todas três são facilmente solucionadas:
1. Antes se pensava que vegetarianos teriam proteínas suficientes somente se combinassem (ou complementassem) certos alimentos, como grãos e feijões. É hoje sabido que qualquer seleção normal de alimentos de origem vegetal oferece mais que a quantidade de proteínas suficientes, e a combinação intencional não é necessária. De fato, proteína vegetal é melhor que a proteína animal de várias maneiras. Auxilia na preservação da função dos rins e na força dos ossos, e ainda ajuda a baixar níveis de colesterol e risco de câncer.
2. Equilíbrio de cálcio é mais fácil atingir em dietas vegetarianas que em dietas de carne. Isto não é só porque folhas, verduras e feijões são ricas em cálcio. Mais importante: carnes causam um desperdício de cálcio do organismo. Por causa da quantidade e tipo de proteínas presentes nas carnes, o cálcio acaba sendo extraído dos ossos e é excretado na urina. Osteoporose e fraturas são epidêmicas nos Estados Unidos e em outros países ocidentais, e tem sua causa tanto na dieta baseada em carne como no crescente estilo de vida sedentário.
3. Vitamina B12 é necessária para o corpo em pequenas quantidades para saudável funcionamento dos nervos e do sangue. Não é criada por animais ou plantas, mas por formas de vida unicelulares como bactérias. Bactérias em vegetais não lavados e produtos fermentados como missô asiático ou tempeh contém B12, mas no higiênico mundo moderno essas não são fontes previsíveis. Produtos animais contém B12 porque animais têm bactérias em seus aparelhos digestivos que produzem a vitamina. Mas vegetarianos podem incluir obter B12 em sua dieta através de cereais fortificados e suplementos de vitaminas. Todos os suplementos de vitaminas comuns, inclusive vitaminas vegetarianas, contém B12.
Quando você come alimentos vegetarianos, não são apenas os animais que irão lhe agradecer, o seu corpo também.

SALADA COLORIDA DE FOLHAS E FRUTAS

INGREDIENTES:
folhas de espinafre crú
folhas de rúcula
folhas de agrião
3 xícs. de abacaxi pérola em cubos
3 xícs. de uva Thompson
3 xics. de morangos em rodelas
3 xícs. de cerejas
3 xícs. de mexirica (sem pele) ou laranja cortada em pedaços pequenos
batata palha ou croutton temperado
mussarela ralada
2 maracujás azedo
1 vidro de maionese de tofu
1 cebola
salsinha
1 xic. de café de molho de mostarda para salada

PREPARO:
Misture as três folhas, distribua as frutas por cima.
Bata no liquidificador a polpa do maracujá com a maionese, a cebola., a salsinha e o molho de mostarda. Coloque sal se julgar necessário.
Sirva as folhas e frutas, deixando a parte o molho de maracujá, a mussarela ralada e a batata ou crouton.
Obs.: a ordem dos fatores não altera o produto, porém, apreciando a estética, pode-se montar prato a prato; coloque as folhas, as frutas, o molho e salpique a mussarela. A batata, ou crouton, deve ir por cima para permanecer crocante.