¨Se eu pudesse deixar algum presente a você...
Deixaria para você,
se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável...
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.¨

Gandhi

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

ÔMMMMMMMMMMMMMM

ÔMMMMMMMMMMMMMM
Yoga é uma prática milenar, um caminho em direção a essência do ser, que nos ensina a reconhecer a experiência de existir plenamente, com boa saúde física, mental e espiritual, sempre em sintonia com a dança da vida.
São Paulo, S.P., Brazil
Marcynha talvez retrate melhor o meu metro e meio de altura. Fui Marcynha desde sempre, nas escolas onde estudei, na faculdade de enfermagem que não concluí, na faculdade de psicologia onde me formei (FMU - 1994), na especialização em Terapia Cognitiva Construtivista da UNIP em 95... Inquieta, sempre buscando novidades, querendo um algo mais... Em 1996 atrás de um novo caminho na psicologia encontrei o caminho do Yoga, um caminho muito além da psicologia, muito além da profissão, um caminho para experimentar a vida! Foi no Yoga que me re descobri, psicóloga por herança familiar e professora de Yoga (desde 1998) por uma escolha que veio do coração. Yam...Yam...Yam... Posso até dizer que meu sobrenome foi uma pista, em sua sonoridade, para que eu ouvisse meu coração. No Yoga encontrei o caminho que me inspira viver e compreender a experiência dessa existência humana.

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quinta-feira, 7 de abril de 2016

Pranayama: Técnicas de Respiração

A respiração é a conexão entre o corpo e a mente. Se a mente é uma pipa, então a respiração é a linha. Quanto mais longa a linha, mas alto a pipa consegue voar. — Sri Sri Ravi Shankar

Como todas as outras ações involuntárias que existem no corpo, a respiração é algo ao qual muitos de nós não dá a devida atenção. Quando acontece automaticamente de qualquer forma, porque se preocupar com ela?
A chave para uma vida feliz e saudável está na respiração adequada.
Nossa respiração determina nosso estado mental e corporal também. Para cada emoção ou padrão de pensamento, existe um diferente ritmo de respiração.
A maioria de nós respira preguiçosamente com o peito – tais respirações superficiais mandam um sinal para o cérebro de que algo está errado – e nos estressamos. Alternativamente, respirar com o abdômen estimula a respiração, assegura um rico suplemento de oxigênio para o cérebro e sinaliza que tudo está bem.
Como já mostramos anteriormente, quando cuidamos de nossa respiração ela pode nos curar de todas as nossas cicatrizes passadas e ansiedades futuras.

Prana: A Respiração da Vida
O antigo sistema indiano de yoga identificou o poder da respiração e aumentou sua eficiência através do desenvolvimento de técnicas de respiração especiais, mais conhecido como pranayama.
Os antigos yogis descrevem o prana como a energia vital e universal que distingue os vivos dos mortos. Conseguimos prana a partir da alimentação, do sono, da respiração e do estado positivo da mente. No entanto, a fonte de prana mais importante é a respiração – quando nossa respiração cessa, nós morremos.
Foi descoberto que a quantidade e a qualidade de prana e a forma como ele flui através das nadis (canais de energia sutil) determina o estado mental da pessoa.

Sua respiração é profunda ou superficial?
Devido a falta de atenção, os canais de energia de uma pessoa comum podem estar parcialmente bloqueados, deixando o fluxo de prana quebrado e intermitente. Isto resulta em um aumento das preocupações, medos, incertezas, conflitos, tensões e outras qualidades negativas.
Quando o nível de prana está alto e seu fluxo é contínuo, leve e estável, a mente fica calma, positiva e entusiasmada.

Alguns pranayamas populares que você pode tentar:
Os exercícios abaixo foram elaborados pelo projeto Art of Living, com base nos ensinamentos de Sri Sri Ravi Shankar.
Das técnicas de respiração, o pranayama Kapalbhati é considerado um dos mais importantes e eficientes para desintoxicar o corpo e limpar os canais de energia.
 

Kapalbhati: A Limpeza da Cabeça

1. Mantenha seus olhos fechados e sente-se com as pernas cruzadas (posição de lótus ou meia lótus).
2. Inspire profundamente e enquanto exala, puxe seus músculos abdominais para dentro, contraindo forçadamente seu estômago.
3. Faça isso por mais 20 ou 30 contagens, correlacionando cada contagem com uma inspiração e uma expiração. Isto completa um ciclo.
4. Faça três ciclos.
Precauções: Mulheres não devem fazer kapalbhati durante e um pouco depois da gravidez, por necessitar de contrações abdominais vigorosas.

Benefícios do Kapalbhati:
  • Ajuda a perder peso e acelera o metabolismo.
  • Limpa os canais, melhora a circulação e acrescenta brilho ao seu rosto.
  • Melhora o funcionamento do trato intestinal e a absorção e assimilação de nutrientes.
  • Leva a um abdômen firme e definido.
  • Estimula e eleva o estado mental.
 

Nadi Shodan: A Respiração das Narinas Alternadas

1. Sente-se de pernas cruzadas (posição de lótus ou meia lótus) e com os olhos fechados.
2. Mantenha sua palma esquerda em sua coxa esquerda, com seu polegar e indicador juntos.
3. Coloque o polegar da mão direita no lado direito de seu nariz e o dedo anelar na narina esquerda. Seu indicador e dedo do meio podem tocar levemente seu terceiro olho (ponto entre as sobrancelhas).
4. Agora feche a narina direita com seu polegar e exale pela narina esquerda contando até oito.
5. Sem mover seus dedos, inspire pela mesma narina contando até oito.
6. Feche a narina esquerda com o anelar direito e abra e exale pela narina direita contando até oito.
7. Agora inspire pela narina direita contando até oito.
8. Feche a narina direita com o polegar. Abra e exale pela narina esquerda contando até oito, Isto conclui um ciclo. Continue alternando por mais nove ciclos.
9. Finalmente, abaixe sua mão direita e coloque-a gentilmente em sua coxa direita.
10. Respirando normalmente, mantenha seus olhos fechados e observe o efeito do pranayama em seu corpo e mente.

​Benefícios da Nadi Shodan:
  • Acalma os centros mentais trazendo equilíbrio entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, que estão correlacionados ao lado lógico e ao lado emocional de nossa personalidade.
  • Funciona terapeuticamente para a maioria dos problemas circulatórios e respiratórios.
 

Bhramri: Pranayama da Abelha

1. Sente-se confortavelmente com seus olhos fechados. Feche seus ouvidos com seus polegares, colocando seus dedos indicadores na resta e os três dedos que sobraram levemente sobre as pálpebras.
2. Inspire profundamente e enquanto expira, faça o som do zumbido de uma abelha.
3. Estenda o som o máximo que puder. Quando ficar sem ar, inspire novamente e continue com o som do zumbido da abelha. Continue por 5 a 10 minutos.

Benefícios do Bhramri:
  • Tranquiliza a mente e alivia a dor de cabeça e enxaqueca.
  • Melhora a concentração.
  • Constrói confiança.
 

Ujjaii: A Respiração Vitoriosa

1. Você pode sentar-se em qualquer posição com as pernas cruzadas e manter sua coluna e sua cabeça alinhadas.
2. A respiração acontece por trás da garganta e gera um som sibilante.
3. Inspire profundamente pela garganta e conte até quatro.
4. Segure a respiração e conte até quatro.
5. Expire pela garganta contando até seis.
6. Segure a respiração contando até dois. Isto conclui um ciclo. Você pode repetir o ciclo mais 22 vezes.
Precauções: Faça apenas o máximo que puder, não force. Esse tipo de respiração pode parecer estranha para muitos (na verdade ela acontece naturalmente quando estamos adormecidos e roncando), então é melhor começar devagar e manter a prática regular.

Benefícios da Ujjaii:
  • Rejuvenesce o corpo inteiro.
  • Ajuda a eliminar o estresse.
  • Deixa a mente focada.
  • Desacelera o envelhecimento.

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