¨Se eu pudesse deixar algum presente a você...
Deixaria para você,
se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável...
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.¨

Gandhi

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

ÔMMMMMMMMMMMMMM

ÔMMMMMMMMMMMMMM
Yoga é uma prática milenar, um caminho em direção a essência do ser, que nos ensina a reconhecer a experiência de existir plenamente, com boa saúde física, mental e espiritual, sempre em sintonia com a dança da vida.

São Paulo, S.P., Brazil
Marcynha talvez retrate melhor o meu metro e meio de altura. Fui Marcynha desde sempre, nas escolas onde estudei, na faculdade de enfermagem que não concluí, na faculdade de psicologia onde me formei (FMU - 1994), na especialização em Terapia Cognitiva Construtivista da UNIP em 95... Inquieta, sempre buscando novidades, querendo um algo mais... Em 1996 atrás de um novo caminho na psicologia encontrei o caminho do Yoga, um caminho muito além da psicologia, muito além da profissão, um caminho para experimentar a vida! Foi no Yoga que me re descobri, psicóloga por herança familiar e professora de Yoga (desde 1998) por uma escolha que veio do coração. Yam...Yam...Yam... Posso até dizer que meu sobrenome foi uma pista, em sua sonoridade, para que eu ouvisse meu coração. No Yoga encontrei o caminho que me inspira viver e compreender a experiência dessa existência humana.

Arquivos do blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OS ORGÃOS E A MEDICINA ORIENTAL

Coração
O canal do meridiano do Coração tem relação com a função e o órgão cardíaco e com a função e a víscera do intestino delgado. Está relacionado ao elemento fogo.
As principais funções do coração segundo a medicina oriental, são:
• Governar o sangue,
• Controlar os vasos sanguíneos.
• Manifesta-se no aspecto físico (compleição), "abriga" a mente, "abre-se" na língua e controla a sudorese.
Fígado
O canal ou meridiano do Fígado tem relação com a função e o órgão do fígado e com a função e a víscera da Vesícula Biliar. Está relacionado ao elemento madeira.
As principais funções do fígado segundo a medicina oriental são:
• Armazena sangue (xue),
• Controla o fluxo do sangue,
• Assegura o fluxo suave do Qi,
• Controla os tendões,
• Manifesta-se nas unhas, "abre-se" nos olhos e "abriga" a Alma Etérea (Hun)/(espírito).
• Emoção - Raiva / Irritabilidade
• Estação do Ano - Primavera.
• Cor - Verde.
• Órgão dos Sentidos - Olhos.
• Sabor - Azedo.
• Energia - Vento.
• Responsável pelo útero e genitalia externa, auxilia o baço-pancreas nos processos digestivos.É considerado o general dos órgãos
Pulmão
O canal ou meridiano do Pulmão tem relação com a função e o órgão dos pulmões, tendo uma relação interno/externo com a víscera intestino grosso. Está relacionado ao elemento metal.
Suas principais características funcionais são o domínio da energia pura(ar) e o controle da respiração, a regulação das "passagens de água" e o governo da pele e do pâncreas.
As principais funções do pulmão segundo a medicina oriental são:
• Governar o Qi e a respiração,
• Controlar os meridianos e vasos sanguíneos,
• Controlar a dispersão e a descida,
• Regular a "passagem das águas" ,
• Controlar a pele e os pêlos corpóreos,
• O Pulmão "abre-se" no nariz e "abriga" a alma corpórea (Po)(manifestação somática da alma)
Baço
O canal ou meridiano do Baço tem relação com a função e o órgão do baço e mantém uma ligação interno / externo com a víscera Pâncreas. Está relacionado ao elemento terra.
As principais funções do Baço, segundo a medicina oriental são:
• Governar a transformação e o transporte,
• Controlar o sangue,
• Controlar os músculos e os quatro membros;
• O Baço-Pâncreas "abre-se" na boca e manifesta-se nos lábios, controla a "subida do Qi" e "abriga" o pensamento/reflexão (Yi).
Rim
O canal ou meridiano do Rim tem relação com a função e o órgão dos rins e tem uma ligação interno/externo com a víscera bexiga. Está relacionado ao elemento água.
As principais funções do rim, segundo a medicina oriental, são:
• Armazenar a essência,
• "Governar" o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento,
• Produzir as medulas,
• "Alimentar" o cérebro
• "Controlar" os ossos;
• "Governar" a água,
• Controlar a recepção do Qi;
• O Rim "abre-se" nos ouvidos e manifesta-se no cabelo, controla os dois orifícios inferiores e "abriga" a força de vontade (Zhi).
Pericárdio
O Pericárdio e tendo, como função, proteger o coração dos ataques dos agentes exógenos, tem como função principal, por controlar toda série de funções que guardam relação com o coração e a função cardíaca, a circulação da massa humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral, hormonal e imunológico, enquanto a reprodução está relacionada especialmente com a função do sistema endócrino, particularmente das gônodas. Esta relacionado ao elemento fogo e ao canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor.
As principais funções da Circulaçao-sexualidade , segundo a medicina oriental, são mais ou menos idênticas àquelas do coração: governa o sangue e "abriga" a mente, apresentando uma influência importante sobre o estado mental e emocional.
O seu canal (Jing Luo) também é chamado de "circulação - sexualidade" o que não é muito exato pois em Chinês, XIN = a coração e BAO = envelope ou envoltório, sendo a tradução "pericárdio" mais adequada. Ocorreu que os primeiros ocidentais tinham dificuldade de compreender suas funções e por o XINBAO ter funções próximas as do Xin (coração), como as de influenciar no relacionamento interpessoal, eles passaram a chamar o XinBao por “circulação sexualidade”. Esta visão pode induzir um tratamento de distúrbios sexuais utilizando o XinBao, porém seria mais adequado tratar os canais Du, Ren, Chong e do Shen, como faz a Medicina Tradicional Chinesa há milênios.
As vísceras
Intestino Delgado

O canal do Intestino Delgado tem relação com a função e a víscera do intestino delgado e com a função e o órgão do coração. Está relacionado ao elemento fogo. Sua principal função é a de receber e armazenar temporariamente o alimento parcialmente digerido pelo estômago e executar a separação da essência a ser absorvida dos resíduos e dejetos sólidos que passarão para o intestino grosso para serem eliminados.
As principais funções do intestino delgado segundo a medicina oriental, são: controlar a recepção e a transformação e separar os Fluidos Corpóreos (Jin Ye).
Vesícula Biliar
O canal ou meridiano da Vesícula Biliar tem relação com a função e a víscera da vesícula biliar e com a função e o órgão do fígado. Está relacionado ao elemento madeira e sua principal função é a de comandar a função biliar total, intra e extra-hepática, incluindo as vias biliares. A vesícula armazena a bile e excreta para auxiliar a digestão dos lipídios.
As principais funções da Vesícula Biliar segundo a medicina oriental, são: estocar e excretar a bile, controlar o "julgamento", controlar os tendões.
Intestino Grosso
O canal ou meridiano do Intestino Grosso tem relação com a função e a víscera do intestino grosso com a função e o órgão dos pulmões. Está relacionado ao elemento metal e suas principais funções são de absorção de líquidos e de componentes eletrolíticos (sódio, potássio, magnésio, cloro e bicarbonato) e eliminação de resíduos pesados.
As principais funções do intestino grosso segundo a medicina oriental, são : receber alimentos e líquidos do intestino delgado, reabsorver uma parte dos fluidos corpóreos, excretar as fezes.
Estômago
O canal ou meridiano do Estômago tem relação com a função e a víscera do estômago e com a função e os órgãos do baço e do pâncreas. Está relacionado ao elemento terra e suas principais funções são as de receber e decompor os alimentos e, juntamente com o duodeno, comandar todas as funções digestivas transformadoras dos alimentos.
As principais funções do estômago segundo a medicina oriental, são: controlar o "amadurecimento e decomposição" dos alimentos, controla o transporte das Essências (Jing) dos alimentos, controla a descendência do Qi, é a origem dos Fluidos Corpóreos (Jin Ye).
Bexiga
O canal ou meridiano da Bexiga tem relação com a função e a víscera da bexiga com a função e o órgão do Rim. Está relacionado ao elemento água e sua principal função é a de acumular temporariamente a urina, antes de excretá-la, além de atuar decisivamente na função equilibradora e eliminatória dos rins.
A principal função da bexiga segundo a medicina oriental é remover a água por meio da transformação do Qi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário