¨Se eu pudesse deixar algum presente a você...
Deixaria para você,
se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável...
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.¨

Gandhi

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

Ganesha Gam Ganesha Gam Ganesha Gam...

ÔMMMMMMMMMMMMMM

ÔMMMMMMMMMMMMMM
Yoga é uma prática milenar, um caminho em direção a essência do ser, que nos ensina a reconhecer a experiência de existir plenamente, com boa saúde física, mental e espiritual, sempre em sintonia com a dança da vida.

São Paulo, S.P., Brazil
Marcynha talvez retrate melhor o meu metro e meio de altura. Fui Marcynha desde sempre, nas escolas onde estudei, na faculdade de enfermagem que não concluí, na faculdade de psicologia onde me formei (FMU - 1994), na especialização em Terapia Cognitiva Construtivista da UNIP em 95... Inquieta, sempre buscando novidades, querendo um algo mais... Em 1996 atrás de um novo caminho na psicologia encontrei o caminho do Yoga, um caminho muito além da psicologia, muito além da profissão, um caminho para experimentar a vida! Foi no Yoga que me re descobri, psicóloga por herança familiar e professora de Yoga (desde 1998) por uma escolha que veio do coração. Yam...Yam...Yam... Posso até dizer que meu sobrenome foi uma pista, em sua sonoridade, para que eu ouvisse meu coração. No Yoga encontrei o caminho que me inspira viver e compreender a experiência dessa existência humana.

Arquivos do blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

PARE E PENSE SOBRE NUTRIÇÃO VEGAN - Traduzido por Helder L. S. da Rocha

Extraído do prefácio do livro "The Compassionate Cook or 'Please Don't Eat the Animals!' - A Vegetarian Cookbook" by People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e Ingrid Newkirk.

Alimentos vegetarianos não são bons somente para todos os animais que você não come. Eles também são ótimos para a sua cintura, suas artérias coronárias, e sua longevidade.
Grãos, vegetais, frutas, e feijões possuem índices baixíssimos de gordura e têm altos níveis de carboidratos complexos, que aceleram seu metabolismo e melhoram sua capacidade de queimar calorias. O resultado é o controle de peso de uma forma mais fácil que qualquer dieta e, melhor de tudo, permanente. Vegetarianos também tendem a ter corações mais sadios. Por serem os produtos animais a única fonte de colesterol e a principal fonte de gordura saturada na alimentação, alimentos vegetarianos são ótimos para se manter um coração saudável. Aliado a outros hábitos de um estilo de vida saudável (não fumar, fazer exercícios diários, reduzir o stress), alimentos vegetarianos podem mesmo fazer com que doenças cardíacas existentes desapareçam - algo que não é possível com dietas de carne magra, frango, e peixe que foram recomendadas no passado.
Dietas baseadas em plantas ajudam a prevenir o câncer. Câncer de mama, por exemplo, ocorre menos quando pessoas comem alimentos que têm menor índice de gordura, mais fibras e certas vitaminas. Câncer de cólon, próstata e de outros órgãos são também fortemente ligados a alimentos, e a dieta vegetariana é claramente a melhor também nesses casos. Uma dieta vegetariana é também ótima para crianças. Enquanto seus amiguinhos carnívoros desenvolvem os riscos de futuras doenças cardíacas e começam a construir seu risco de câncer, crianças vegetarianas estão mais seguras nas duas situações.
É claro, a palavra 'vegetariana' significa coisas diferentes para pessoas diferentes. A melhor dieta é uma que não inclua nenhum produto de origem animal. Essa dieta é chamada de dieta vegetariana pura ou dieta vegan. Veganos têm os mais baixos níveis de colesterol e a melhor saúde entre todos os outros grupos. Ovo-lacto vegetarianos consomem ovos e leite, e obtém alguns benefícios de uma dieta vegetariana, mas não tanto quanto os veganos.
Três questões freqüentemente surgem quando as pessoas discutem dietas vegetarianas: proteína, cálcio e vitamina B12. Felizmente, todas três são facilmente solucionadas:
1. Antes se pensava que vegetarianos teriam proteínas suficientes somente se combinassem (ou complementassem) certos alimentos, como grãos e feijões. É hoje sabido que qualquer seleção normal de alimentos de origem vegetal oferece mais que a quantidade de proteínas suficientes, e a combinação intencional não é necessária. De fato, proteína vegetal é melhor que a proteína animal de várias maneiras. Auxilia na preservação da função dos rins e na força dos ossos, e ainda ajuda a baixar níveis de colesterol e risco de câncer.
2. Equilíbrio de cálcio é mais fácil atingir em dietas vegetarianas que em dietas de carne. Isto não é só porque folhas, verduras e feijões são ricas em cálcio. Mais importante: carnes causam um desperdício de cálcio do organismo. Por causa da quantidade e tipo de proteínas presentes nas carnes, o cálcio acaba sendo extraído dos ossos e é excretado na urina. Osteoporose e fraturas são epidêmicas nos Estados Unidos e em outros países ocidentais, e tem sua causa tanto na dieta baseada em carne como no crescente estilo de vida sedentário.
3. Vitamina B12 é necessária para o corpo em pequenas quantidades para saudável funcionamento dos nervos e do sangue. Não é criada por animais ou plantas, mas por formas de vida unicelulares como bactérias. Bactérias em vegetais não lavados e produtos fermentados como missô asiático ou tempeh contém B12, mas no higiênico mundo moderno essas não são fontes previsíveis. Produtos animais contém B12 porque animais têm bactérias em seus aparelhos digestivos que produzem a vitamina. Mas vegetarianos podem incluir obter B12 em sua dieta através de cereais fortificados e suplementos de vitaminas. Todos os suplementos de vitaminas comuns, inclusive vitaminas vegetarianas, contém B12.
Quando você come alimentos vegetarianos, não são apenas os animais que irão lhe agradecer, o seu corpo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário